top of page

Ensaios de Campo

Triplets

A rede de monitorização constituída até ao momento conta com 7 TRIPLETS* instaladas em zonas ecológicas contrastantes, limitadas a norte por Ponte-de-Sôr (Portalegre) e a sul por Odemira (Beja). Diferenciam-se pela gestão escolhida pelo proprietário, tipo de pastoreio, idade das árvores, densidade de plantação ou regeneração.

Aqui estão a ser monitorizados parâmetros de crescimento, produção, risco de incêndio e de pragas que afectam o Pinheiro-manso e o Sobreiro. O objectivo destas parcelas é investigar as interações ecológicas entre as duas espécies. Por exemplo: será que o Sobreiro misturado com o Pinheiro-manso é mais susceptível ao ataque de cobrilha? Algumas destas parcelas dão continuidade aos trabalhos desenvolvidos por 2 grupos operacionais, FERTIPINEA e NUTRISUBER, onde foi acompanhada a produção de pinha e cortiça.


*TRIPLET: conjunto de 3 parcelas, de aproximadamente 0,3 ha cada uma, selecionadas na mesma herdade e que compreendem 1 povoamento puro de Sobreiro, 1 povoamento puro de Pinheiro-manso e 1 povoamento misto de Sobreiro com Pinheiro-manso.

15_mx_P1150489.JPG
triplets_1.jpg
bottom of page