Documentos
Teses
Francisco de Carvalho
Licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa. Desenvolveu a tese de mestrado no âmbito do projecto com o título Incidência da cobrilha da cortiça em Quercus suber L. em povoamentos puros e mistos com pinheiro-manso. Pretende-se investigar se determinadas opções de silvicultura preventiva, mais especificamente a mistura do Sobreiro com pinheiro-manso, podem reduzir a incidência de cobrilha. Para tal avalia-se o nível de intensidade do ataque de cobrilha em povoamento puros e mistos de sobreiro com pinheiro-manso, em parcelas localizadas em cinco regiões distintas do país. Os resultados mostram que existe uma tendência de maior incidência de ataque por parte da cobrilha em povoamentos puros relativamente a povoamentos mistos, mas a diferença não foi estatisticamente significativa. Nos povoamentos puros a intensidade de ataque esteve positivamente correlacionada com a densidade arbórea. No que diz respeito à intensidade do pastoreio, a incidência de ataque foi maior com a presença de gado bovino (tese terminada).
​
Contacto: franciscogcvc@outlook.pt
Joana Martins​
​
Licenciada em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, desenvolveu a tese de mestrado no âmbito do projecto CORKNUT com o título Crescimento do sobreiro e pinheiro manso inoculados com Phytophthora cinnamomi: estudo em vaso combinando misturas intraespecíficas e interespecíficas. O objectivo foi estudar as interações ecológicas entre o Sobreiro e o Pinheiro-manso quando infetados por P. cinnamomi num ensaio em estufa durante 18 meses. Não foram encontrados sintomas ou mortes associadas à infeção das plantas por P. cinnamomi muito provavelmente porque as condições ambientais ótimas de crescimento permitiram que as plantas recuperassem. Além do estudo de inoculação, comprovamos o forte impacto das misturas de espécies na repartição de biomassa entre as partes aérea e radicular. Quando os factores são limintantes (neste caso o volume no vaso e a luz), as espécies entraram em competição. O sobreiro tende a competir fortemente com indivíduos da mesma espécie sendo expressivamente dominado pelo pinheiro muito provavelmente devido à competição pela luz. Os sobreiros crescendo com pinheiros-mansos apresentaram, no entanto, um rácio raiz/parte aérea significativamente superior, indicando que provavelmente teriam um melhor desempenho no campo em condições de seca.
​
Contacto: joana876@hotmail.com
David Lloberas Lafuente
Licenciado em Geografia pela Universitat de Barcelona, mestre em SIG e modelação territorial aplicados ao ordenamento, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Desenvolveu, no âmbito do projeto, a tese de mestrado sob o título Distribución potencial de bosques mixtos de Pinus pinea y Quercus suber: construcción de un modelo geográfico para Portugal continental. Tem trabalhado em Species Distribution Models baseados em variáveis edafo-climáticas, em que foram utilizados algoritmos de familias diferentes: GLM e Random Forests. O objetivo da tese é, por um lado, i) identificar a influência de cada variável sobre a distribuição das espécies e ii) conhecer os valores das variáveis que são limitantes para cada espécie; e, por outro lado, iii) estimar a aptidão do território continental de Portugal para a eventual presença das duas espécies estudadas.
​
Contacto: d.lafuente@edu.ulisboa.pt
Inês Pinto​
​
Licenciada em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, e está a desenvolver a tese de mestrado no projecto CORKNUT com o título Planeamento de desbastes de diferentes intensidades em plantações mistas de sobreiro e pinheiro-manso. O objetivo deste estudo é iniciar o planeamento de uma rede de parcelas de desbaste em povoamentos que apresentem mistura de Sobreiro e Pinheiro-manso, nas quais se aplicarão diferentes intensidades de desbaste; avaliar os possíveis impactos que terão as diferentes intensidades de desbaste no crescimento de ambas as espécies, na produção de pinha e de cortiça.
​
Contacto: inescorreiapinto@gmail.com
José Pedro Gouveia
Licenciado em Engenharia Agronómica pelo ISA. Está a desenvolver a tese de mestrado no projecto com o título Plantações mistas de Sobreiro (Quercus suber) e Pinheiro Manso (Pinus pinea): Caracterização e Gestão das áreas. Com este trabalho, pretende-se compilar informação de proprietários florestais e gestores no terreno que, a título individual, desencadearam iniciativas de implementar plantações mistas de Sobreiro e Pinheiro-manso. Nomeadamente, tentam-se compreender as motivações, as decisões sobre a gestão preconizada no terreno e os resultados práticos obtidos. Pretende-se contribuir para o apuramento de formas de gestão eficazes, traçar linhas de orientação fundamentais para uma gestão sustentável deste tipo de floresta mista e com um foco muito específico na: redução de mortalidade do sobreiro, aumento das produções em consociação, proteção do solo e manutenção da biodiversidade.
​
Contacto: jp.pintogouveia@hotmail.com
Pedro Barcik​
​
Mestrando e licenciado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais no ISA. Colaborador do projeto CORKNUT. Os solos das florestas são uma componente extremamente importante desses ecossistemas. São o meio em que as plantas adquirem água e nutrientes. Mas o que acontece no solo, apesar de importante, passa despercebido aos nossos olhos pois muito dos processos que ocorrem são mediados por microrganismos que formam o que é conhecido por microbiota do solo. Neste estudo vamos tentar perceber se esse microbioma é alterado e quais as implicações em florestas mistas de pinheiro-manso e sobreiro e as respectivas composições puras e sob diferentes tipos de gestão da vegetação do subcoberto e pastoreio. Tem como título: Caracterização da comunidade de fungos em solos de florestas puras e mistas de sobreiro e pinheiro-manso.
​
Contacto: pedroabarcik@gmail.com
Inês Ramires​
​
Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, está a desenvolver a sua tese de doutoramento no ISA, com o título Gestão da biodiversidade funcional de modo a melhorar os serviços de regulação de pragas em ecossistemas florestais e agrícolas. O objectivo é avaliar o efeito da mistura de sobreiro com Pinheiro-manso na biodiversidade local, mais especificamente nas pragas chaves do Sobreiro e do Pinheiro-manso, assim como dos possíveis predadores destas pragas. Para além da mistura de sobreiro com Pinheiro-manso, a densidade de árvores, o subcorberto e o tipo de gestão serão factores a considerar como possíveis influências na diversidade e abundância das pragas e predadores.
​
Contacto: seni_ramires@hotmail.com
Luis Filipe Rato
​
Licenciado em Engenharia Florestal pelo ISA, está a desenvolver a tese na instalação de uma parcela experimental de adensamento de Sobreiro no subcoberto de pinhal-manso em condições de sequeiro e regadio. O título da tese é Avaliação da sobrevivência e crescimento de sobreiros fertirrigados em subcoberto de pinheiro manso. Tem por objectivo avaliar o sucesso do estabelecimento e crescimento de sobreiros durante os 2 primeiros anos de vida e crescendo no subcoberto de um pinhal-manso adulto. Estabeleceram-se 2 parcelas num povoamento em linha de pinheiro-manso num compasso 7x7m. Numa das parcelas foi efetuada fertirrega durante o verão e na outra não foi realizada qualquer intervenção. Os resultados foram comparados com históricos de sobrevivência de plantações de sobreiro na mesma propriedade, onde nenhuma das intervenções foi realizada.